12 alimentos disfarçados de saudáveis, mas não são

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Como a maioria da população se torna “preocupada com a saúde”, as chances são altas de que possamos pegar tipos errados de alimentos que são popularmente comercializados como “saudáveis”, mas os fatos e a lista de ingredientes desses produtos provam o contrário. Além disso, pegar esse tipo de alimento “saudável” e consumi-lo diariamente seria contraproducente. Neste post, listamos 12 itens alimentares que estão disfarçados de saudáveis, mas não são nada saudáveis. Vamos descobrir por quê:

Alimentos disfarçados de saudáveis

1. Pão integral: Não se deixe enganar pela etiqueta “pão 100% integral” impressa na maioria dos pães hoje em dia. Para muita gente lá fora, o pão é um café da manhã básico, mas longe de ser saudável, o pão branco e até mesmo a maioria dos pães integrais têm farinha refinada junto com açúcar, sal e outros conservantes. Mantenha os pães como refeição alternativa uma vez por semana e, para ideias saudáveis ​​para o café da manhã, confira as receitas do programa de dieta Rati Beauty 🙂

2. Granola: Por muito tempo pensamos que a granola é saudável, mas este popular item de café da manhã tem uma boa quantidade de açúcar e outros adoçantes com alto teor calórico. É melhor mudar para os pratos tradicionais de café da manhã indianos, que são cheios de nutrientes, com poucas calorias e ao mesmo tempo saciam. Por exemplo, idli, dosa, dhokla, poha, etc.

3. Cereais embalados: é fácil tirar o cereal de uma caixa que também afirma ter frutas e minerais fortificados, mas esses cereais também têm cor acrescentada (para dar cor vibrante às frutas neles), conservantes e muito açúcar. O ideal é que nosso café da manhã seja rico em proteínas e fibras para nos manter satisfeitos e com energia ao longo do dia, o que esses cereais embalados absolutamente não têm.

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4. Soja: Sempre acreditamos que a soja é rica em proteínas e, portanto, um bom substituto da carne para vegetarianos, mas, aparentemente, a soja tem um conteúdo rico em ácido fítico que impede a absorção de minerais essenciais como magnésio, cálcio e ferro. Evite a soja ou mantenha seu consumo ao mínimo. Produtos de soja também podem causar problemas de crescimento em crianças.

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5. Óleo vegetal: óleos de sementes, óleo refinado e óleo vegetal podem aumentar a inflamação no corpo. A inflamação é uma das principais razões pelas quais as pessoas desenvolvem doenças cardiovasculares, derrame e diabetes tipo 2. Aqui está uma lista de óleos de cozinha saudáveis, se você quiser ficar saudável.
6. Iogurte grego com sabor: o iogurte grego é rico em probióticos e ajuda a fortalecer o intestino, mas certifique-se de escolher os “sem sabor”, porque as outras variantes contêm muito açúcar adicionado.
7. Barras de proteínas: essas barras que afirmam ser ricas em proteínas são o lanche pós-treino favorito entre os frequentadores da academia, mas mastigar essas barras vai colocar todo o seu esforço na academia pelo ralo. Faça suas próprias barras de proteína em casa com amendoim, sementes de gergelim, sementes de abóbora e açúcar mascavo para doçura.
8. Leite com baixo teor de gordura: Assim como os ovos, o “leite” também é considerado uma fonte de alimento saudável porque contém muitos nutrientes. Mudar para versões sofisticadas como “baixo teor de gordura” não faz bem ao coração, é melhor consumir leite integral com todos os nutrientes intactos. Nesta postagem, pesquisamos sobre “Qual tipo de leite é o melhor para perder peso?” Passe por isso.
9. Produtos embalados sem açúcar: Os adoçantes artificiais não são melhores do que o açúcar refinado. Na verdade, certas formas de adoçantes artificiais como aspartame, sucralose e sacarina têm sido associadas ao câncer em animais. Tenha cuidado ao escolher produtos embalados “sem açúcar”; em vez disso, opte por essas alternativas saudáveis ​​para o açúcar.
10. Molho para Salada: Vamos admitir, a ideia de comer saladas todos os dias para perder peso é um pesadelo, principalmente quando não há molho para salada. Mas os molhos para salada que você compra no supermercado são carregados com sódio, açúcar e conservantes. Tudo isso aumentaria sua contagem de calorias e o impediria de perder peso.
11. Manteiga de amendoim com sal e açúcar: claro que a manteiga de amendoim é uma fonte rica de proteínas, mas apenas quando é caseira e não comprada na loja, porque se você ler a lista de ingredientes, certas marcas adicionam açúcar, sal e óleo e comercializam como “saudável”.
12. Bebidas esportivas: Absolutamente não se você quer perder peso e ficar saudável em geral. As bebidas esportivas contêm eletrólitos como sódio e potássio, mas também são ricas em açúcar, então pronto!

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Dicas para escolher alimentos saudáveis:

1. Tente escolher produtos locais em vez de variedades “importadas” porque os produtos locais são ricos em nutrição em comparação com as variedades importadas.
2. Leia sempre a “lista de ingredientes” – guarde tudo o que contém transfat, açúcar adicionado, conservantes, cor adicionado.
3. Não escolha nenhum produto embalado que não tenha a lista completa de ingredientes impressa no verso.
4. Evite alimentos geneticamente modificados.
5. Escolha variedades não polidas de lentilhas, dals.
6. Diga não aos adoçantes artificiais.
7. Evite produtos sem açúcar.
8. Evite produtos com baixo teor de gordura.




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