5 maneiras de prevenir o declínio cognitivo

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O que você faz nos primeiros anos de vida adulta pode ter repercussões importantes na saúde do seu cérebro. Fazer boas escolhas de estilo de vida desde o início pode evitar que suas habilidades cognitivas diminuam com a idade. Ficar longe das drogas, do álcool e do fumo pode significar um mundo de diferença.

Embora, infelizmente, ainda não haja cura para o Alzheimer, há várias maneiras de ajudar a desacelerar, talvez até mesmo reverter, seus sintomas, envolvendo-se em atividades saudáveis ​​para o cérebro que protegem o cérebro e estimulam as células cerebrais a se tornarem mais ativas e alertas.

Não há como negar o quão divertido é fazer atividades com seus amigos, ou mesmo ir a novos lugares e conhecer novas pessoas. Somos criaturas sociais. Quando você se conecta com outras pessoas, mesmo por meio de um simples sorriso ou aperto de mão, seu cérebro libera o hormônio da felicidade conhecido como oxitocina. Isso eleva o seu humor, reduz o estresse e aumenta as funções cognitivas.

À medida que envelhecemos, ficamos presos a uma determinada rotina. Os adultos não gostam de experimentar coisas novas, em geral, o que pode ser a razão pela qual nosso cérebro começa a encolher à medida que envelhecemos. Quando crianças, sempre gostamos de experimentar novas atividades e fazer coisas que nunca fizemos antes, mas à medida que envelhecemos, tentar coisas novas nos deixa mais desconfortáveis ​​e tememos a rejeição e o constrangimento, o que reduz a estimulação cerebral e aumenta o declínio cognitivo.

Fazer exercícios regularmente traz uma série de benefícios; físico, emocional e mais importante, mental. Pode melhorar a velocidade de processamento mental e a memória, ao mesmo tempo que desacelera ou até reverte o comprometimento cognitivo. E o exercício não significa necessariamente movimentos de alta intensidade, horas a fio e rigorosos. Pode ser uma caminhada simples de 30 minutos, nadar, fazer jardinagem ou fazer ioga. O objetivo é manter os músculos envolvidos e o sangue bombeando por pelo menos meia hora.

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Mantenha uma dieta bem balanceada de frutas, vegetais, proteínas, trigo integral e ácidos graxos ômega-3. Tente ficar longe de alimentos ricos em açúcar, carboidratos e gorduras trans. Estudos mostram que existem alimentos que melhoram a saúde do cérebro são abacate, azeite, especiarias como açafrão, curry e gengibre, nozes e frutas, uma vez que são ricos em fitoquímicos que são carregados com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Eles promovem uma boa saúde e podem retardar o declínio da função de memória, auxiliando no processo de metabolismo da glicose no cérebro. Ele também aumenta os sinais cognitivos. Beber 2 xícaras e meia de suco de mirtilo ou suco de uva concord diariamente por 12 semanas consecutivas provou prevenir, até mesmo reverter, o comprometimento cognitivo e o funcionamento neuronal.

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Todos nós deveríamos ter, em média, 8 horas de sono de qualidade por noite. Se você dormir menos de 7 horas à noite, isso pode aumentar o risco de declínio cognitivo a longo prazo. O que você faz no início da idade adulta pode ter um efeito sério na saúde do seu cérebro com a idade – está tudo conectado. Uma revisão dos estudos observacionais realizados em 2014 afirma que “o sono saudável parece desempenhar um papel importante na manutenção da saúde do cérebro com a idade e pode desempenhar um papel fundamental na [Alzheimer’s disease] prevenção.”

A música envolve o lado direito do cérebro, permitindo que você se concentre mais no que está fazendo, em vez de deixar sua mente vagar. Também reduz o estresse e a ansiedade. O que é até interessante é que colocar as palavras na música melhora as habilidades de memória e concentração. Também estimula os processos cerebrais e pode até reverter os sintomas de Alzheimer.

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Seu cérebro também precisa de exercícios para permanecer jovem e em forma. As atividades mentais diminuem o declínio cognitivo e aumentam o foco e a concentração. E agora há uma variedade infinita de quebra-cabeças mentais para escolher. Você pode comprá-los em livrarias, jogar no seu celular ou tablet. Até mesmo somar a conta do supermercado em sua cabeça é uma ótima maneira de manter seu cérebro bombeado e alerta.

Ler, aprender um novo idioma ou tocar um instrumento musical são ótimos exemplos de atividades que mantêm seu cérebro funcionando da melhor forma. Outra ótima maneira de criar novos caminhos cerebrais é tentar algo novo, como seguir um caminho diferente para o trabalho ou escrever com a mão não dominante. Seu cérebro quer ser desafiado, então por que não dar o que ele quer?

Embora seja uma parte normal da vida experimentar um ligeiro declínio em nossas habilidades mentais à medida que envelhecemos, temos a capacidade de desacelerá-lo. Nunca é muito cedo para começar, não importa onde você esteja na vida, então você pode manter seu cérebro saudável para que possa envelhecer graciosamente e aproveitar cada minuto.

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