6 maneiras de gratidão mudar a vida de uma mãe

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Nesta época do ano, somos lembrados a agradecer. Expressar gratidão por nossos alimentos, familiares, amigos e bênçãos. Mas e se pudéssemos aproveitar esses sentimentos e transformá-los em ação? E se praticássemos gratidão diária por todas as bênçãos diárias mundanas (e provações) em nossas vidas ao longo do ano? Realmente acreditamos que a gratidão muda alguma coisa?

Deus nos ensina a praticar gratidão. No Salmo 107: 8-9, diz: “Que eles dêem graças ao Senhor por seu amor infalível e por Seus maravilhosos feitos pela humanidade, pois Ele satisfaz os sedentos e enche os famintos de coisas boas”.

Mas por que? Por que é tão importante praticar a gratidão que Jesus Cristo a modelou, mesmo poucas horas antes de sua crucificação?

Por que Deus quer nosso agradecimento? Talvez não seja para ele. Talvez ele tenha nos dado um presente. Um coração agradecido que cultiva uma mente e um corpo saudáveis. Um que pode mudar nossa vida.

Uma pessoa feliz e agradecida

Eu quero ser claro. Isso não é uma advertência para ser uma pessoa agradecida e feliz. Todos nós temos diferentes personalidades dadas por Deus. Esta lista é sobre a prática da gratidão.

É uma ação, não um sentimento ou personalidade.

De fato, no final, discutiremos maneiras de ativar a gratidão em sua própria vida.

6 maneiras apoiadas pela ciência A gratidão muda a vida de uma mãe

1. A gratidão melhora nossa atitude e felicidade

Há um milhão de pequenas coisas que nos deixam loucos a cada dia.

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Um milhão de coisas nos puxando e nos apressando.

Seria fácil focar neles.

Mas você tende a conseguir mais daquilo em que se concentra.

Quando somos gratos, mesmo com e através de todas as coisas que nos deixam loucos, e nos concentramos no que apreciamos em nossas vidas e nos outros, a gratidão nos muda. Aumenta a nossa felicidade.

Como não existe vida perfeita, devemos aprender a ser gratos no meio de todas as imperfeições. Isso não é fácil, e falharemos repetidamente.

Mas, felizmente, servimos a um Deus poderoso que nos ajudará a cada passo gracioso.

2. Motivação para um estilo de vida saudável

Quando praticamos ações diárias de gratidão, a gratidão nos muda, capacitando-nos com motivação para alcançar objetivos.

De fato, os cientistas associaram a prática da gratidão a escolhas mais saudáveis. Nos estudos, aqueles que relatam mais gratidão ao uso do tabaco, realizam mais exercícios e melhores escolhas alimentares (1, 2).

Mas é claro que isso poderia ser apenas um reflexo de uma vida feliz.

Felizmente, eles também descobriram que a gratidão funciona como uma intervenção. Os estudos de “intervenção da gratidão” mostraram que 31% dos participantes que praticam gratidão deixam de fumar e mantêm a abstinência após 6 meses, em comparação com as médias mais comuns de 23% com adesivo de nicotina (3).

3. Coração mais forte e menos doenças

Incrível, praticar gratidão também muda nossa saúde física.

Na pesquisa, a gratidão está associada a muitos bons resultados para a saúde do coração, incluindo:

  • Melhores níveis de colesterol
  • Abaixe sua pressão sanguínea D
  • Diminuição da variabilidade da frequência cardíaca.

Todos esses marcadores indicam melhor saúde do coração (4, 5).

Além disso, praticar gratidão também pode impulsionar seu sistema imunológico, que é certamente um presente para o ano todo!

Quão?

Estudos mostram que o corpo humano produz mais células de combate a doenças quando somos gratos e otimistas (6). Como você leu, seu efeito no cortisol também beneficia o sistema imunológico.

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4. Envelhecimento saudável e otimismo

Uma das terapias mais procuradas para qualquer mãe envolve o envelhecimento saudável.

Ter bebês, cuidar deles e viver década após década pode causar danos ao seu corpo. Ela afeta a energia, a aparência física e nossas perspectivas.

Você sabia que a gratidão muda isso também?

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Primeiro, a maior chave para o envelhecimento saudável é um cérebro afiado e saudável. Um fator chave para o envelhecimento saudável é a saúde do cérebro.

Em seguida, a gratidão pode mudar a maneira como você vê sua aparência física, o que é um grande fator na sua alegria com o envelhecimento. Isso também foi estudado. Quando os sujeitos se concentram especificamente na gratidão corporal ou na apreciação de seu próprio corpo físico, sua aparência e o que ele poderia fazer, tanto a imagem corporal quanto as habilidades físicas melhoram (7).

Por fim, a gratidão libera o otimismo, e o otimismo é a fonte da juventude, se é que alguma vez houve. De fato, um estudo recente descobriu que maior otimismo está ligado a vidas mais longas (8).

5. Melhor sono para mães cansadas

A maioria das mães poderia dormir melhor. Tente terminar o dia escrevendo anotações de gratidão, em vez de se preocupar com o estresse!

Um estudo de 400 indivíduos constatou que escrever gratidão antes de dormir melhora a qualidade e a duração do sono (9).

Outro estudo constatou que a gratidão estava ligada a uma melhora de 10% no sono e uma diminuição de 19% nos níveis de estresse e depressão em pacientes com doença crônica e insônia (10).

A gratidão pode ajudar-nos a descansar mais facilmente.

6. Estressado? A gratidão oferece menos estresse e ansiedade

Ao seguirmos para a época mais maravilhosa, mas mais movimentada do ano, é útil que a gratidão mude nossos níveis de estresse.

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Ao nos concentrarmos em ações de gratidão, podemos dar boas-vindas à época do Natal com menos estresse e ansiedade.

De fato, a gratidão diminui o cortisol, o hormônio do estresse, em até 23% nos estudos (1).

Isso é bom tanto para a nossa saúde mental quanto física.

Níveis altos e crônicos de cortisol estão associados a muitas doenças crônicas, incluindo diabetes, saúde do coração e síndrome metabólica (11).

Como a maior parte do nosso estresse moderno é mental, e não físico, geralmente não temos uma saída para ele, e ele simplesmente continua a aumentar em nossos corpos.

Além disso, a gratidão altera a saúde do cérebro por:

  • Aumento da autoestima
  • Melhorando a resiliência emocional e mental para superar desafios
  • Reduzir emoções negativas como inveja, arrependimento e ressentimento
  • Diminuindo os sintomas e o risco de depressão

Como uma mãe pode praticar gratidão?

Deixe o Dia de Ação de Graças ser o seu grande ponto de partida para um ano inteiro de gratidão. Para manter esse hábito, tente estas etapas.

  1. Estabeleça um “tempo de gratidão”. Isso geralmente é ótimo antes de dormir. Liste 5 gratificações a cada noite e medite nelas.
  2. Mantenha um diário com você e anote gratificações diárias durante o dia que vier à sua mente. Mantenha-os no mesmo diário, juntamente com as gratificações antes de dormir.
  3. Precisa de mais inspiração? Um livro maravilhoso sobre gratidão é chamado de 1000 presentes de Ann Voskamp. O autor reconhece gratidão ao longo das escrituras e como isso pode mudar nossa vida.

Bottom Line

A gratidão muda tudo e pode absolutamente mudar a vida de uma mãe. Não o veja como uma personalidade ou um feriado de uma vez por ano. Pelo contrário, são ações e reconhecimentos diários de bênçãos, grandes e pequenas. Coloque a gratidão em prática e veja sua vida mudar este ano!

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