A Bíblia Anotada sobre Nutrição PCOS

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A SOP, ou síndrome do ovário policístico, é uma condição hormonal definida por menstruações irregulares ou perdidas, acne, cansaço, insônia, baixo-astral, ânsias de açúcar, falta de orgasmos e má digestão. É … uma merda. Eu sei, porque eu tenho. E como os sintomas podem não parecer relacionados uns com os outros no início, é difícil diagnosticar e tratar. Tão comum quanto a SOP é (uma em cada oito mulheres em idade reprodutiva pode realmente sofrer com isso), os remédios raramente são mencionados no bem-estar comum – em vez disso, uma solução rápida é alcançada com espironolactona ou controle de natalidade. Eu também fui por esse caminho, até que descobri Código Mulher.

Código Mulher é como minha versão das calças de viagem. O livrinho roxo está transbordando de tantas informações que circulei entre todas as minhas amigas que menstruam. Sua autora, Alisa Vitti, é uma especialista em nutrição funcional e hormônios femininos que tornou sua missão de vida capacitar as mulheres com informações para amenizar seus sintomas em casa. Estou obcecado por ela? Talvez. Mas é apenas porque ela literalmente liderou o movimento de tratar a SOP naturalmente, sem medicação, tudo por experiência própria. (Com a pele tão luminosa quanto a pintura de antigos mestres, você nunca imaginaria que Vitti sofreu de acne relacionada à SOP por sete anos.) Por meio de seu FLO Living Center em Nova York, podcasts, blog, canal do YouTube e aplicativo, Vitti está constantemente compartilhando novidades dicas para aliviar os sintomas da SOP com mudanças no estilo de vida.

Mesmo assim, o livro é considerado a Bíblia definitiva – isto é, se você tiver paciência para realmente lê-lo. I obtê-lo! Um livro de nutrição de não ficção não é exatamente um virar de página! É por isso que compartilhei as principais conclusões da minha cópia em destaque, post-it-crivada e rabiscada abaixo. Vamos começar no capítulo um.

Estabilizar o açúcar no sangue

É o primeiro capítulo do livro por um bom motivo: estabilizar o açúcar no sangue é o primeiro passo absoluto para equilibrar seus hormônios apenas por meio do estilo de vida. Isso porque todo o seu sistema endócrino é influenciado pela quantidade de açúcar que você consome. Seu corpo produz insulina para equilibrar os níveis elevados de açúcar no sangue – uma dieta com muito açúcar pode levar à resistência à insulina, que ocorre quando o corpo produz insulina, mas não consegue usá-la com eficácia. Uma dieta rica em açúcar até aumenta o risco de mais produção de testosterona, ganho de peso e diabetes tipo 2. Para manter o açúcar baixo, Vitti não sugere nada maluco. Comece com um copo d’água no início da manhã e, de preferência, um copo de manhã número dois. Em vez de uma xícara de café ou chá verde pela manhã (a cafeína com o estômago vazio eleva o açúcar no sangue e estimula o cortisol, o hormônio do estresse), prepare seu café da manhã com uma proteína e gordura saudáveis ​​como ovos, peixe defumado ou abacate. No final do dia, delicie-se com carboidratos complexos que apoiam a função hepática saudável, juntamente com vegetais verdes ricos em fibras e proteína magra. Se você está pronto para uma mudança maior no estilo de vida, corte todos os açúcares processados ​​e artificiais e abasteça-se com grãos inteiros em vez de carboidratos refinados. Um dos meus favoritos é o trigo sarraceno, que na verdade melhora a sensibilidade do corpo à insulina graças a um composto natural chamado inositol.

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Fique longe dos determinantes ambientais

Eliminar os desreguladores endócrinos é a segunda etapa. Mas, aviso justo, é um pouco complicado. Como Vitti enfatiza novamente em seu site, os desreguladores endócrinos “confundem a conversa hormonal que seu corpo precisa ter para criar equilíbrio e evitar sintomas”. Eles também podem tornar mais difícil para seu corpo processar e eliminar hormônios extras. Embora todos devam fazer o que os torna mais confortáveis ​​em suas próprias casas, você deve estar ciente de que os produtos de limpeza doméstica, os pesticidas usados ​​na produção e os antibióticos que combatem a acne podem perturbar os hormônios naturais do seu corpo. Vale a pena pesquisar mais e conversar com seu médico.

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Alimente suas supra-renais

Suas glândulas supra-renais são incapazes de atender às demandas da excitação perpétua de lutar ou fugir que vem com o estresse crônico. Embora os exames de sangue possam não detectar a fadiga adrenal, seu corpo com certeza pode: dores no corpo, fadiga, nervosismo, dores menstruais, distúrbios do sono e problemas digestivos são sintomas de fadiga adrenal e também os sintomas mais exasperantes da SOP. Vitti sugere movimentos corporais de baixo impacto, exercícios suaves e mais curtos e sono suficiente para ajudar a manter baixos os níveis de estresse. Outra causa subjacente de um problema adrenal pode ser um problema no intestino, já que o estresse crônico aumenta o cortisol e enfraquece a imunidade intestinal. Para fornecer ao seu intestino uma boa TLC, use um probiótico diário, bem como vitaminas B, zinco, ácidos graxos ômega 3 e vitamina D3. Por experiência própria, com essas vitaminas diárias você não terá utilidade para uma cápsula de Midol.

Apoie seus órgãos de eliminação

Você sabia que a pele é o maior órgão de eliminação do seu corpo? Ele lida com o que o intestino grosso e o fígado não conseguem eliminar e excreta os resíduos através do suor. Alterne água quente e fria durante o banho e esfolie com uma toalha quente algumas vezes por semana para remover o acúmulo de pele morta, permitindo que seus poros se desintoxiquem através do suor. Tem três minutos para queimar? Vitti adora pular na cama elástica, que proporciona uma massagem suave no sistema linfático, é mais divertido do que Chloe Ting e não perturba seus vizinhos de baixo.

Sincronize seus hormônios

A parte mais legal do livro, de longe, se concentra em como manter a harmonia cíclica mapeando sua alimentação, estilo de vida e até mesmo atividade física em cada fase menstrual. Deixe-me explicar. A primeira semana do seu ciclo é a fase folicular. Na fase folicular, seu corpo produz menos hormônios e você experimenta mais energia. Este é o melhor momento para se inscrever em uma aula de exercícios de alta intensidade, iniciar um projeto de trabalho ou petiscar comidas frescas e vibrantes. Durante a fase ovulatória, o corpo produz uma grande quantidade de estrogênio. Isso faz você se sentir um pouco mais social e receptivo aos outros – Vitti explica que seu estrogênio acima do normal o deixará ainda mais magnético, então é o momento ideal para um primeiro encontro. À medida que a energia diminui na fase lútea e os sintomas da TPM se desenvolvem, opte por alimentos ricos em vitamina B, como grãos inteiros e proteínas, para conter o desejo por açúcar e manter a energia alta. Depois de tudo isso, a menstruação acontece! Esta última e mais divertida fase deixa você com uma gota de estrogênio, que Vitti insiste ser um motivo tão bom quanto qualquer outro para cancelar os planos.

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Se há uma lição final do livro, é esta: desacelere, conecte-se internamente e deixe seu corpo ser um guia. Para o caso de não me dar as melhores direções, vou apenas manter minha cópia do Código Mulher na mão.

—Caroline Dweck

Foto via ITG



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