A meditação manterá seu cérebro jovem?

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Conforme as pessoas envelhecem, seus cérebros perdem peso e volume. Essas mudanças podem começar a ocorrer em pessoas na faixa dos 20 anos. Pesquisas anteriores mostraram que pessoas que meditam perdem menos massa cerebral com o tempo do que aquelas que não o fazem. Em particular, a pesquisa concluiu que pessoas que meditaram mostraram menos diminuição em sua massa branca do cérebro.

A massa encefálica branca atua como conector e isolante da massa encefálica cinzenta. Ele carrega impulsos nervosos entre as partes funcionais do cérebro. A matéria cerebral cinzenta abriga os vários centros neurológicos do cérebro, que direcionam a fala, as habilidades motoras, a memória, etc.

A meditação é algo praticado por mais de 15 milhões de americanos e muito mais pessoas em todo o mundo. Ele tem suas raízes na cultura oriental, mas foi adotado de todo o coração nas sociedades ocidentais.

Tem uma grande variedade de benefícios, incluindo:

  • Melhora o sono
  • Paz interior e tranquilidade
  • Reduz a dor crônica
  • Reduz o estresse e a ansiedade
  • Reduz a depressão
  • Aumenta a atenção
  • Melhora a imunidade
  • Ajuda na perda de peso
  • Aumenta a memória
  • Melhora a saúde do coração e reduz a pressão arterial
  • Melhora o bem-estar e permite relacionamentos mais profundos

Agora, parece que a meditação também pode ajudar a manter nossos cérebros jovens.

Experimentos interessantes

Uma equipe de pesquisadores da UCLA questionou se a meditação preserva a massa cinzenta das pessoas que meditam também. Os pesquisadores descobriram que a meditação tem um efeito generalizado em todo o cérebro, não apenas em regiões específicas do cérebro associadas à meditação.

O estudo comparou pessoas com anos de experiência em meditação com outras que não tinham nenhuma. Os meditadores tinham uma média de 20 anos de experiência com a prática da meditação. A faixa etária dos participantes do estudo incluía pessoas na faixa dos 20 e 70 anos.

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Números quase iguais de homens e mulheres participaram do estudo com 28 homens e 22 mulheres.

Eles descobriram que os meditadores ainda experimentavam um declínio na massa cinzenta com a idade, mas menos do que os não meditadores.

Os pesquisadores observaram o resultado positivo do estudo, mas alertam as pessoas que revisam os resultados; eles foram incapazes de estabelecer uma ligação direta com a meditação e a preservação da massa cinzenta.

Outro estudo da UCLA conduzido em 2012, mostrou que os meditadores têm mais giroscópios, dobras em seus cérebros, o que pode contribuir para uma habilidade de processar informações mais rápido do que o normal.

A meditação parece permitir que os praticantes mantenham a massa branca e cinzenta e formem conexões aumentadas no cérebro; parece manter o cérebro jovem.

Junto com seus efeitos positivos na massa branca e cinzenta do cérebro, a meditação parece ter um efeito positivo em outras funções do corpo.

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Benefícios anti-envelhecimento da meditação

Os benefícios de preservação e renovação da juventude da meditação incluem:

  • A meditação aumenta o DHEA, o que facilita a produção dos hormônios que mantêm o metabolismo da gordura e dos minerais.
  • Um aumento na melatonina, que atua como antioxidante, fornece suporte imunológico e combate a depressão.
  • Diminuição do cortisol, o hormônio do estresse que estimula o corpo a reter a perigosa gordura da barriga associada a doenças cardíacas e diabetes.

Os efeitos da meditação

Parte de sentir e manter uma perspectiva mental jovem gira em torno da qualidade dos padrões de pensamento da pessoa. Os meditadores aprendem a acalmar o caos mental e desenvolver sua capacidade de concentração.

Eles experimentam maior clareza de pensamento e tendem a reagir menos e responder mais às circunstâncias. Em suma, eles mantêm sua capacidade de ser altamente adaptáveis ​​e pensar rapidamente, com o benefício adicional de escolher sua resposta às situações em vez de reagir a elas.

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Como meditar

Os meditadores normalmente meditam pelo menos duas vezes por dia durante vinte minutos por sessão. A maioria das escolas de pensamento recomenda meditação para começar o dia e encerrá-lo. No entanto, uma pessoa pode meditar sempre que tiver tempo em sua agenda para acomodá-la.

A meditação não é uma proposição de tudo ou nada. Também é benéfico meditar em intervalos mais curtos de tempo, sentado por 5, 10 ou 15 minutos.

Existem também vários métodos diferentes de meditação, incluindo:

  • Meditação do Som Primordial
  • Redução de estresse baseada em atenção plena
  • zen
  • Meditação transcendental
  • Meditação Ioga (Kundalini)
  • Meditação de Atenção Focada
  • Meditação de monitoramento aberto
  • Meditação Vipassana
  • Meditação da Bondade Amorosa (Meditação Metta)
  • Meditação Mantra (Meditação OM)
  • Qigong (Chi kung)

Começando

Uma pessoa nova na meditação precisa ser paciente; leva tempo para treinar a mente para se concentrar e estabelecer uma prática de meditação. O primeiro passo é decidir qual forma de meditação você deseja praticar e, então, aprender como fazê-lo. Se possível, obtenha os serviços de um especialista, e também existem muitos livros, DVDs e informações gratuitas disponíveis online que podem ensinar as etapas exatas do método particular preferido.

Ao começar, tente meditar no mesmo horário todos os dias. Se isso não for possível, você ainda pode meditar em um momento diferente.

Construir uma prática de meditação é mais importante do que quando você a faz. Os benefícios de uma prática consistente de meditação podem se desenvolver em poucas semanas, com a prática contínua, preservando a dinâmica juvenil de seu cérebro por muitos anos.

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