Como o sono ajuda a prevenir doenças crônicas

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Todos nós sofremos dias de dor de cabeça, fadiga e irritabilidade após uma noite de sono ruim por qualquer motivo. Claro, você pode compensar com uma soneca revigorante ou dormindo na noite seguinte.

Mas quando o sono insuficiente se torna a norma e você não consegue dormir de 7 a 9 horas de qualidade por noite, os problemas começam a se desenvolver.

Doenças físicas, emocionais e mentais crônicas de longo prazo começam a se estabelecer por causa de seus padrões de sono pouco saudáveis. Uma das doenças mais surpreendentes ligadas ao sono insuficiente é a obesidade. A pesquisa mostrou que aqueles que dormem habitualmente 6 horas ou menos têm, em média, um IMC (índice de massa corporal) maior do que aqueles que dormem o suficiente. Também está relacionado à falta de exercícios – porque você está cansado demais para se mover – e a comer demais.

A ciência por trás disso é que, durante o sono, nossos corpos secretam vários hormônios associados ao controle do apetite, ao metabolismo e à conversão de glicose. Quando nossos corpos não dormem o suficiente, ocorre um desequilíbrio desses hormônios – e de outros.

Esses hormônios

Dois hormônios cruciais para suprimir e estimular o apetite, leptina e grelina, respectivamente, são liberados em quantidade insuficiente ou excessiva, o que pode ser a razão por trás dos desejos por lanches doces e açucarados para satisfazer a necessidade de um rápido aumento de energia.

Mas a realidade é que esses tipos de lanches só lhe dão um impulso por alguns minutos, depois reduzem rapidamente os níveis de açúcar no sangue e você fica ainda mais vazio e fatigado do que antes.

Outro exemplo de hormônio diretamente afetado por sono insuficiente é a insulina, que é o hormônio responsável pela transformação da glicose em energia e pelo ganho de peso. Quando os níveis de insulina não são controlados como deveriam, nossos corpos processam a glicose mais lentamente, resultando em um risco maior de diabetes tipo 2.

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O cortisol (o hormônio do estresse) também é outro hormônio liberado em excesso quando você sofre de sono insuficiente. Isso resulta em alterações de humor e ansiedade. Altos níveis de estresse também resultam em níveis elevados de pressão arterial e colesterol, bem como em aumento do risco de inflamação.

Isso afeta diretamente o seu sistema imunológico, deixando você suscetível a todos os tipos de doenças, desde o resfriado típico ou gripe a infecções microbianas e doenças crônicas, como doenças cardiovasculares e derrames.

Sintomas

Além disso, os transtornos mentais são causados ​​por sono insuficiente. Depressão, ansiedade, declínio cognitivo, como perda de memória e demência, são todos sintomas de sono insuficiente. Estudos têm mostrado que aqueles que dormem menos de 6 horas relataram menos sociabilidade e confiança, e níveis aumentados de raiva, desesperança e desespero. Também foi relatado que tem um efeito negativo no julgamento e no estado de alerta.

Embora a maioria desses sintomas possa ser eliminada assim que os padrões de sono voltem ao normal, o problema está no fato de que a maioria das pessoas que sofrem de sono insatisfatório não relatam ao médico, o que faz com que passe despercebido e sem tratamento por mais tempo.

A boa notícia é que você pode mudar as coisas para melhor, mesmo que tenha sofrido de sono insatisfatório por anos. Faça questão de criar um ambiente pacífico que induza ao sono pelo menos meia hora antes de ir para a cama e faça disso um hábito noturno.

Em breve, você começará a ir para a cama quando estiver cansado e será capaz de acordar revigorado e relaxado sem a necessidade de um incessante despertador tocando por uma hora antes de finalmente conseguir acordar. Embora possa levar várias semanas, vai valer a pena quando você começar a sentir os efeitos positivos que uma boa noite de sono pode ter em sua saúde.

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