Dicas para superar a depressão pós-parto

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Ter um bebê é uma montanha-russa emocional, especialmente se você tiver complicações que antecederam o nascimento de seu bebê. Se você teve seu bebê naturalmente ou recebeu FIV tratamentos, a vida após um bebê pode ser difícil. É por isso que algumas novas mães sofrem de depressão pós-parto.

A depressão pós-parto, ou DPP, abreviadamente, afeta cerca de 1 em cada 7 mulheres embora 1 em cada 5 mulheres nunca fale sobre seus sintomas e não seja tratada. O PPD é um distúrbio psicológico tratável. Isso pode causar mudanças graves de humor, dificultar o vínculo com o bebê e dificultar a reflexão ou a tomada de decisões.

Se seus sintomas começarem a interferir em sua vida diária, talvez você precise consultar um médico que possa avaliar seus sintomas e determinar o melhor tratamento, seja psicoterapia, prescrição de antidepressivos ou um pouco de ambos. Esses sintomas geralmente começam algumas semanas após o parto, mas também podem aparecer seis meses após o parto.

Se você percebe que pode ter depressão pós-parto e está procurando uma maneira de lidar com isso, não está sozinho. Aqui estão algumas dicas para superá-lo, para que você possa aproveitar seu novo bebê sem os intensos sentimentos de desgraça.

Fazer algum exercício

Healthline relataram um estudo que disse que a caminhada é considerada uma maneira estatisticamente significativa para aliviar a depressão, então tente! Você não precisa ter uma sessão longa, basta começar alguns minutos por dia. Se você quiser, ande com seu bebê no carrinho.

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Coma direito

Quando você está triste, pode ser tentador comer alimentos confortáveis, mas comer alimentos nutritivos pode ter um impacto positivo não apenas em como você se sente, mas também em sua aparência. Tente comer alimentos integrais, como verduras, pepinos, cenouras e maçãs.

Arranje tempo para si mesmo

Esta é de longe uma das coisas mais importantes a ter em mente para ajudar a combater sentimentos de depressão, tristeza e medo. Ser uma mãe nova é difícil, mas não se esqueça de reservar um tempo para si mesmo. Você precisa de tempo para dormir, comer, tomar banho e relaxar. Dedique algumas horas por semana ou a cada poucos dias para se exercitar, tirar uma soneca, assistir ao seu programa de TV favorito ou conversar com um de seus amigos.

Os óleos de peixe podem ajudar

Um aumento nos ácidos graxos ômega-3 pode reduzir suas chances de ter depressão pós-parto. Tome comprimidos de óleo de peixe ou coma alguns frutos do mar. Estudos demonstraram que mulheres com baixos níveis de DHA, um tipo de ácido graxo ômega-3, apresentam taxas mais altas de depressão pós-parto.

Não se isole

Quando você está se sentindo mal, pode ser tentador se isolar de sua família, amigos e das pessoas que se importam com você. Não faça isso. Isso pode piorar a depressão pós-parto. Entre em contato com seu sistema de suporte, seja um grupo de amigos que são mães ou sua família.

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