Diferença entre colesterol bom e ruim

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Se você já realizou seu perfil lipídico, não teria perdido essas leituras – LDL, HDL, VLDL e triglicerídeos. Embora a palavra “colesterol” toque uma campainha na sua mente, nem todos os colesteróis são iguais porque, enquanto alguns multiplicam o risco de doenças cardiovasculares e derrames, outra seção do colesterol diminui o risco de ataques cardíacos e derrames e protege seu coração e corpo. Agora, vamos descobrir o que é bom colesterol e a diferença entre colesterol bom e ruim.

Diferença entre colesterol bom e ruim

O que é colesterol?
O colesterol é uma substância cerosa que está presente em todas as células e essencial para o corpo construir células normais, produzir vitamina D, produzir tecido celular e alguns hormônios. Porém, certos itens alimentares da sua dieta podem aumentar o colesterol e a falta de exercício e movimento pode deixar os níveis de colesterol fora de controle. Como conseqüência, tudo o que o colesterol pode ser depositado nas células saudáveis, pois a gordura que obstrui o fluxo normal do sangue pelas artérias, eventualmente leva a doenças cardíacas e cardiovasculares. Seria necessário que alguém diminuísse seu nível de colesterol para evitar ataques cardíacos e derrames no futuro. Nosso corpo obtém colesterol dos alimentos que consumimos diariamente. No entanto, nem todo o colesterol é ruim – existem três níveis de colesterol – HDL, VLDL e triglicerídeos. Desses três, o HDL (lipoproteína de alta densidade) é considerado bom colesterol e altos níveis deste colesterol são desejáveis ​​para levar uma vida saudável.

HDL / Bom Colesterol (Lipoproteína de Alta Densidade):

O colesterol HDL diminui o risco de doenças cardíacas e derrames, porque limpa e limpa o colesterol extra da corrente sanguínea e o leva para o fígado, onde é eliminado do corpo. É exatamente por isso que o HDL é considerado “bom colesterol” e um bom nível de HDL o protegeria contra ataques cardíacos e derrames. Se os níveis de HDL forem altos, é extremamente bom para o coração e a saúde.

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LDL / colesterol ruim (lipoproteína de baixa densidade):

O colesterol LDL é depositado dentro das paredes dos vasos sanguíneos e obstrui o fluxo normal de sangue pelas artérias. Esse estreitamento das artérias aumenta o risco de desenvolver um ataque cardíaco e derrame. Esta é a razão pela qual o colesterol LDL é chamado de colesterol “ruim”. Alto nível de LDL é uma ameaça à sua saúde e medicamentos, e é necessária uma intervenção oportuna nesse caso.

Triglicerídeos:

Os triglicerídeos são feitos de três moléculas de ácido graxo e uma molécula de glicerol. Níveis altos de triglicerídeos podem causar doenças cardiovasculares, pancreatite e até derrame. Óleos vegetais, gorduras animais e alimentos gordurosos podem causar o aumento dos triglicerídeos. Níveis altos de triglicerídeos também causam inflamação e pressão alta.

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VLDL / lipoproteína de densidade muito baixa:

Esta lipoproteína é produzida pelo fígado e liberada no sangue para suprir as células do corpo com gordura ou triglicerídeos. Um nível alto de VLDL resulta no espessamento das artérias com gordura, obstruindo o fluxo normal do sangue.

LDL, HD e VLDL são feitos de proteínas e conteúdo de gordura. Eles viajam pela corrente sanguínea e transportam colesterol e triglicerídeos. O LDL tem mais porcentagem de triglicerídeos e o LDL tem mais conteúdo de colesterol. LDL e VLDL são colesterol ruim porque causam placa e estreitamento das artérias.

Leituras / níveis ideais de colesterol:

  • Colesterol total – menos de 200
  • LDL (colesterol ruim) – Menos de 130
  • HDL (bom colesterol) – 50 e acima.
  • Triglicerídeos – deve ser menor que 200

20 itens alimentares que aumentam o bom colesterol (HDL colesterol):
1. Feijão.
2. Grãos integrais.
3. Salmão.
4. Trigo mourisco.
5. Aveia.
6. Quiabo (bhindi)
7. Cevada
8. Aipo
9. Repolho
10. Berinjela / brinjal
11. Abacate, maçã.
12. Alho
13. Nozes
14. Feijão
15. Atum, sardinha, peixe maceral.
16. Azeite
17. Morangos, frutas cítricas
18. Chá preto e verde.
19. Cacau
20. Linhaça

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20 alimentos que aumentam o colesterol ruim:
1. Fast food
2. Carne processada
3. Manteiga
4. Gema de ovo
5. Todos os alimentos fritos.
6. Margarina.
7. Bolos, biscoitos, doces.
8. Transfat
9. Ácidos graxos ômega 6, como óleos de sementes vegetais, maionese.
10. gordura saturada
11. Produtos lácteos com alto teor de gordura.
12. cream cheese
13. Pipoca de microondas
14. Vanaspati ghee.
15. Batatas fritas, nuggets de frango.
16. pernas de galinha
17. fígado de galinha
18. Camarão
19. Massas embaladas
20. Lanches salgados, como batatas fritas.

Os melhores alimentos para baixar o colesterol:

  • Amêndoas
  • Chocolate escuro
  • Chá verde
  • Batatas doces
  • arroz castanho
  • Salmão, atum.
  • Linhaça
  • Sementes de chia
  • Grãos integrais
  • Soja
  • Azeite

Resumindo, algumas das maneiras mais eficazes de reduzir o colesterol e prevenir doenças cardíacas e derrames é levar um estilo de vida ativo, sair do sedentarismo, comer uma dieta saudável rica em ácidos graxos ômega-3, evitar fumar e diminuir o consumo de álcool. Com essas mudanças, é possível estabilizar facilmente o nível de colesterol.

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