Guias de positividade – Avaliando sua necessidade de relaxamento: você está à beira do esgotamento?

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É meio óbvio que é difícil perder o esgotamento, a exaustão, a falta de motivação, a baixa eficácia e as dúvidas esmagadoras sobre se você deveria estar no seu trabalho. Mas, se você ainda não está lá, talvez os sintomas não sejam tão óbvios. Na situação atual, você tem tempo para reavaliar suas prioridades.

Então, o que é burnout?

O desgaste é o resultado de muito estresse, seja no trabalho, em uma situação de vida ou até mesmo na personalidade. No mais simples dos termos, o esgotamento é a exaustão absoluta, física, mental e emocional.

É uma combinação de sintomas que fazem com que você seja muito menos eficaz no trabalho, menos feliz em casa e, se desmarcada, pode causar sérias complicações à saúde. O desgaste pode deixá-lo ansioso, deprimido, desmotivado e ineficaz. A lista de sintomas pode ser vaga e parecer apenas a vida, mas a vida não deve parecer esgotada.

As primeiras coisas que você notará procurando esgotamento são as causas. Você experimentará um equilíbrio ruim entre vida profissional, ajuste inadequado no trabalho, valores incompatíveis, falta de controle ou um ambiente de trabalho disfuncional que afeta sua paz de espírito e sua sanidade. No início, não parecerá muito o que todos nós fizemos durante tempos agitados, conseguimos e não sofremos nenhuma consequência.

Então, os sintomas atingem. Eles entram silenciosamente e gradualmente à medida que o prazer escorre de seu trabalho e de sua vida. Talvez apenas um ar geral de negatividade e apatia em relação às suas atividades diárias. Você pode apenas se sentir preso ou indiferente. Mas, logo você perde de vista seus valores e sua capacidade de se concentrar; ansiedade, depressão e insônia surgem à medida que suas faculdades mentais se deterioram com o peso do estresse.

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O mais assustador de tudo é que, se deixada sem controle, sua saúde física pode começar a sofrer o impacto do esgotamento. Você pode começar a perceber ganho de peso, doenças frequentes, várias crises de dor, pressão alta e um aumento na gravidade das condições existentes.

Com o burnout sendo algo que todos viveriam melhor sem, como podemos evitar o tumulto mental e a deterioração física?

Se você está começando a sentir algum dos sintomas do esgotamento, considere reavaliar seus interesses, habilidades e paixões e compare com as opções atuais. Se você tiver boas opções, para se deslocar dentro da sua empresa ou plano de carreira, essas alterações serão as mais fáceis de fazer e causarão o mínimo de estresse. Identifique e gerencie seus estressores da melhor maneira possível.

Outra coisa que você pode fazer para diminuir os efeitos do desgaste na sua saúde e sua vida é manter sua própria atitude sob controle. Encontre gratidão e prazer em seu trabalho e vida, pode ser o seu horário de almoço ou o caminho de casa. Basta encontrar algo que você possa aproveitar e aguardar ansiosamente o dia inteiro, para que não pareça o buraco profundo e escuro. Fazer um esforço consciente para mudar sua atitude pode lhe dar tempo para fazer uma mudança.

Estenda a mão e obtenha apoio ao seu redor. Amigos, familiares, colegas de trabalho, RH e ajuda profissional podem ajudá-lo através das dificuldades associadas ao burnout e diminuir sintomas como depressão que tornam a experiência muito pior.

Por fim, reserve um tempo para cuidar de si mesmo, não é egoísta. Conseguir tempo para relaxar, dormir e se exercitar pode ser vital para conter o desgaste antes que ele comece. A quantidade necessária de sono, 7-8 horas por noite, pode reduzir a exaustão pela raiz e ajudar a sua concentração. O exercício diminui a dor e libera dopamina e serotonina para diminuir a depressão e a ansiedade.

Ninguém quer entrar na segunda-feira de manhã, mas se você estiver sentindo os efeitos do burnout e principalmente negando esses sentimentos, talvez seja necessário avaliar sua necessidade de ser proativo contra o burnout no trabalho e na vida.

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