Guias de positividade – Meditação consciente, suas perguntas respondidas

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Guias de positividade - Meditação consciente, suas perguntas respondidas 5
O que eu preciso para meditar? Quanto tempo devo meditar? O que exatamente devo fazer? Estamos respondendo a algumas das perguntas mais urgentes sobre meditação consciente.

Você provavelmente já leu o suficiente sobre atenção plena e meditação para se convencer de que é algo que deve tentar. Você pode querer seguir em frente, mas provavelmente também está cheio de perguntas. Por onde começo? De que equipamento eu preciso? Quanto tempo devo meditar? Tudo pode ser um pouco confuso, então, aqui estão as respostas para as perguntas mais comuns que as pessoas têm quando são iniciantes em meditação.

O que eu preciso para meditar?

Um espaço especial de meditação é uma coisa adorável e pode tornar sua experiência de meditação mais fácil e agradável, mas não é essencial. Você pode meditar em qualquer lugar tranquilo e onde não seja interrompido. Você pode sentar no sofá ou em uma cadeira confortável, sentar no chão ou até deitar-se.

Encontre a posição que funciona para você. O importante é estar confortável e alerta. Você precisa encontrar um equilíbrio entre evitar os músculos contraídos e ficar tão confortável que adormece.

Há todo tipo de coisa que você pode usar para apoiar sua prática de meditação, de tapetes e almofadas a estátuas de Buda, cantando taças e velas. E se você quiser essas coisas, dê tudo de si. Mas você não precisar eles para meditar. Você só precisa de um compromisso para meditar e de um lugar tranquilo para fazê-lo.

Quanto tempo devo meditar?

Quando você iniciar uma prática de meditação da atenção plena, não se force a ficar meditando por muito tempo. Você precisa de tempo para aumentar sua atenção e domar sua mente ocupada. Se você tentar meditar por muito tempo, ficará frustrado com sua mente vagando e provavelmente entrará em julgamento.

A última coisa que você quer sentir é uma falha na meditação! (A propósito, não existe tal coisa.) Como em qualquer nova prática, você deve começar devagar e aumentar seus músculos de meditação.

Você pode começar com apenas cinco minutos por dia. Mas certifique-se de ter o hábito regular de meditar todos os dias. Estudos mostram que meditando regularmente para mesmo doze minutos por dia pode fornecer todos os benefícios de saúde mental e física que você provavelmente está buscando.

O que exatamente devo fazer?

A meditação é mais do que apenas ficar sentado com os olhos fechados e respirando. Focar a respiração é a pedra angular da meditação da atenção plena, mas você também precisa treinar sua mente para se concentrar. Estamos tão acostumados a ter várias faixas de pensamento circulando em nossos cérebros o tempo todo que é preciso disciplina para fazer com que sua mente se concentre no momento presente.

A meditação da atenção plena é simples:

  • Sente-se ou deite-se confortavelmente.
  • Concentre-se na respiração, a sensação da respiração entrando e saindo do seu corpo. Pensar em "inspirar, expirar" pode ajudá-lo a manter sua consciência apenas respirando, apenas sendo.
  • Quando sua mente divagar (porque vai!), Leve gentilmente sua atenção de volta à respiração.

É isso aí. O truque é não cair em julgamento quando sua mente se apega a sons ou pensamentos que vêm à sua mente. Observe o pensamento, deixe-o flutuar em sua mente sem julgamento. Não se envolva com o pensamento ou crie uma história a partir dele, apenas deixe-o ir.

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Quando devo meditar?

Encontre a hora do dia que melhor lhe convier. A primeira coisa da manhã funciona bem para muitas pessoas, pois é silencioso e geralmente não está cheio de outros compromissos. No entanto, você pode achar que uma meditação na hora do almoço ou à noite pode ser melhor para você.

Tente alguns momentos diferentes e veja o que funciona melhor. O importante é tornar a meditação um hábito, para que ela se torne tão usual e necessária quanto tomar um banho ou escovar os dentes.

Quando alcançarei o nirvana?

Talvez você não esteja sentindo nada, exceto joelhos rígidos. Parece um clichê, mas a meditação é sobre a jornada, não o destino. A meditação da atenção plena é libertar-se do julgamento e encontrar a paz interior. Não é um esporte competitivo com o Nirvana como prêmio! O objetivo da meditação é simplesmente desfrutar da meditação.

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Cada sessão de meditação será uma experiência diferente. Um dia você poderá sentir uma grande paz interior, relaxamento profundo e até um certo grau de iluminação ou insight. No dia seguinte, você pode se sentir irritado e inquieto. Suas costas podem doer, e você pode sofrer um ataque das preocupações. E tudo bem, isso é humano! Você só precisa perceber o que está sentindo sem julgamento. Deixe ir e siga em frente. Com o tempo, sua prática de meditação da atenção plena levará a uma maior autoconsciência geral, níveis mais baixos de estresse e melhor saúde mental, emocional e física. Deixe de lado sua expectativa de como será a meditação e você gostará muito mais.

E se dói?

Trazemos todos os tipos de condições físicas para a nossa prática de meditação. Você pode ser super apto e flexível, ou pode estar sofrendo de uma lesão esportiva antiga ou até ter uma condição crônica como artrite. Mesmo sem uma lesão ou fraqueza preexistente, você pode se surpreender ao sentir dor.

Não é um sinal para deixar de meditar, mas você não deve ter que suportar nenhuma dor. Além de aumentar o dano físico, é uma distração da quietude mental e certamente não conduz à paz interior!

Primeiro, decida se o que você está sentindo é uma dor à qual deve prestar atenção ou apenas pequenos desconfortos, porque seu corpo não está acostumado a ficar parado por esses períodos de tempo. Você está apenas se sentindo inquieto ou é algo mais orgânico que precisa de atenção? Nesse caso, você pode ajustar sua prática de meditação para apoiar melhor seu corpo.

Considere fazer alguns alongamentos antes de entrar na posição de meditação.

Pense no que seu corpo precisa para poder meditar confortavelmente. Uma almofada de ioga ou meditação pode ajudar a apoiar sua postura. Talvez sentar em uma cadeira com os pés apoiados no chão tire a pressão dos joelhos. Se você tiver dores nas costas, pode deitar-se de costas com os joelhos levemente dobrados e uma toalha enrolada ou uma almofada lombar na parte inferior das costas.

Nenhuma regra de mediação diz que você precisa sentar na posição de lótus para meditar. Experimente e descubra o que funciona para você e seu corpo.


É trapaça usar um aplicativo?

Não deixe ninguém lhe dizer que o uso de um aplicativo ou uma meditação guiada é trapaça ou, de alguma forma, não é tão digno quanto cantar em um templo por sete horas. A melhor maneira de meditar é a maneira que funciona para você. Existem muitos aplicativos para smartphones, computadores e tablets que podem ajudá-lo a integrar a atenção plena e a meditação em sua vida. Por que não tirar proveito deles? Meditadores de longa data usam aplicativos ocasionalmente.

Aplicativos como Insight Timer, Buddhify, Stop, Breathe & Think e Aura têm uma enorme variedade de meditações guiadas, intervalos e medições de batidas binaurais para ajudar você a se concentrar. Tente alguns diferentes para decidir qual combina melhor com você. É bom mudar sua rotina de meditação, portanto, sinta-se à vontade para usar uma variedade de meditações guiadas e sons do ambiente, se eles o ajudarem a se concentrar no momento atual.

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Como encontro tempo para meditar?

Existem duas respostas para essa pergunta e elas podem parecer contraditórias.

Primeiro de tudo, você não encontra tempo para meditar; você deve ganhar tempo. Se você diz que encontrará tempo, é provável que a meditação nunca chegue ao topo da sua lista de tarefas. Ele sempre estará lotado pelos outros "deveres" da sua vida. Fazer da meditação uma prioridade em sua vida significa agendar um horário apenas para você, um espaço livre para a quietude. Não precisa ser um compromisso de longo prazo. Comece reservando cinco ou dez minutos no seu dia e, gradualmente, atinja o horário que melhor lhe convier.

Em segundo lugar, você não precisa encontrar um horário específico para ficar atento, principalmente se o mindfulness for um novo conceito para você. Comece integrando a prática da atenção plena em suas atividades diárias. Pense em todas as oportunidades que existem no seu dia para se concentrar na respiração e trazer sua consciência para o momento presente. Pense nos intervalos de tempo que aparecem quando você está esperando na fila ou para que seu nome seja chamado, ou para que seu computador seja inicializado, ou enquanto você está preso no trânsito ou quando seu ônibus está atrasado. Em vez de ficar frustrado, pense nesses tempos como oportunidades de atenção plena.

Você também pode fazer as coisas com atenção. Tarefas mundanas, como descascar batatas, lavar a louça ou passear pelo parque, são todas oportunidades para se concentrar na respiração e ficar completamente ciente de como é estar no momento presente.

Pensamento final

O ponto principal da meditação da atenção plena é levá-lo a um estado de consciência sem julgamento. Ao concentrar-se na respiração e usar as instruções para manter sua consciência no presente, uma prática regular de meditação da atenção plena o ajudará a transcender o velho cabo de guerra da mente dos macacos entre antecipar ansiosamente o que pode acontecer no futuro e refletir sobre as mágoas passadas e ações.

A meditação é uma maneira de mantê-lo focado no momento presente, não importa o que mais esteja acontecendo ao seu redor ou o que você esteja fazendo. Você pode ou não encontrar o Nirvana, mas pode encontrar sua paz interior. A partir de hoje, você pode se comprometer positivamente com a construção da meditação da atenção plena em todos os aspectos da sua vida.

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