Guias de positividade – Por que somos positivos sobre probióticos

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Muitas pessoas passam muito tempo tentando se livrar das bactérias, mas nem todas as bactérias são ruins para você. De fato, seu corpo depende de milhões de bactérias úteis e saudáveis ​​para mantê-lo seguro e saudável todos os dias.

Ao fornecer probióticos benéficos ao seu corpo, você pode melhorar a população de bactérias úteis dentro do seu corpo, necessárias para a sua saúde continuada.

Comer alimentos ricos em probióticos pode não apenas prevenir doenças, mas também tratar alguns distúrbios e desequilíbrios. Aprender quais alimentos são ricos em probióticos, bem como os benefícios que esses organismos oferecem ao seu corpo, ajudarão você a se sentir melhor e a se manter saudável ao longo do tempo.

Compreendendo Probióticos

Você tem bactérias, leveduras e outros micróbios em todo o corpo, por dentro e por fora. Felizmente, muitos desses organismos são bactérias úteis que desempenham funções vitais para suas células, tecidos, órgãos e sistemas corporais.

Os probióticos e as bactérias benéficas que eles suportam podem ajudar:

  • Melhore o seu sistema imunológico, permitindo que você se cure mais rapidamente de doenças e lesões.
  • Impeça a infecção impedindo que bactérias hostis assumam o controle.
  • Melhore a digestão, o que permite absorver melhor os nutrientes dos alimentos que você come.

A maioria das bactérias úteis em seu corpo vive em seu intestino e manter sua microflora digestiva saudável não apenas ajuda sua digestão, mas também garante que seu sistema imunológico esteja funcionando corretamente. Esses dois sistemas estão diretamente ligados.

Quando você desequilibra o equilíbrio de bactérias boas versus más no intestino, como quando está doente ou está tomando antibióticos, precisa ajudar seu corpo a reabastecer as bactérias amigáveis ​​em seu sistema. Comer probióticos pode restaurar esse equilíbrio, o que cria uma barreira contra micróbios nocivos.

Probióticos e Antibióticos

Quando você toma antibióticos para tratar uma infecção, não apenas elimina as bactérias ruins que estão deixando você doente, mas também as bactérias saudáveis ​​e benéficas que podem curá-lo. Quando você toma probióticos durante e após o uso de antibióticos, ajuda a restaurar rapidamente a microflora natural do intestino de que seu corpo precisa. Isso também pode ajudar a aumentar a eficácia dos antibióticos, o que pode ajudá-lo a se sentir melhor mais rapidamente e exigir doses cada vez menores de antibióticos no futuro.

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Alimentos ricos em probióticos

Os alimentos cultivados ou fermentados são boas fontes de probióticos, pois as bactérias são o que criam seu sabor e textura. Exemplos de alimentos ricos em probióticos incluem iogurte cultivado, missô, tempeh, kefir, leitelho, chucrute, kombucha, kimchi e nattō. Enquanto alguns desses alimentos têm bactérias que crescem naturalmente, alguns incluem bactérias que são adicionadas durante o processo de preparação.

Esses alimentos e bebidas contêm uma ou mais das seguintes cepas de probióticos:

  • Lactobacillus acidophilus
  • Lactobacillus casei
  • Bifidobacterium bifidum
  • Lactobacillus bulgaricus
  • Lactobacillus gasseri
  • Saccharomyces boulardii
  • Lactobacillus plantarum
  • Bifidobacterium lactis
  • Enterococcus faecium
  • Bifidobacterium longum

Qualquer alimento que alega ter probióticos deve conter pelo menos uma das cepas listadas aqui. Isso também se aplica aos suplementos probióticos, portanto, sempre leia o rótulo se tiver dúvidas.

Apoiando um ambiente probiótico

Além de comer alimentos que contêm probióticos, você pode criar um ambiente que apóia as bactérias saudáveis ​​em seu corpo. Você pode começar alterando o pH do seu sistema digestivo comendo mais alimentos azedos. Os legumes e o vinagre fermentados contêm pequenas quantidades de probiótico, mas seu teor de ácido é a parte mais poderosa de seus benefícios. Eles contribuem para um ambiente intestinal que permite que os probióticos floresçam.

Você também pode ter certeza de que as bactérias do seu sistema têm bastante combustível, alimentando-as com uma dieta rica em fibras. A fibra fermentável em vegetais frescos, frutas, sementes de linho e chia é perfeita para fornecer aos probióticos os alimentos necessários para manter seus níveis saudáveis ​​de bactérias.

Probióticos alimentares

Adicionar probióticos à sua dieta é uma medida de saúde que você pode fazer para melhorar sua saúde. Esses alimentos contêm bactérias benéficas que seu corpo precisa para afastar visitantes indesejados. Ajude seu corpo hoje, incluindo probióticos em sua próxima refeição ou lanche.

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