Sem tempo para autocuidado? Esta mudança de mentalidade simples pode mudar tudo

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Sem tempo para autocuidado? Esta mudança de mentalidade simples pode mudar tudo 4

Como um coach executivo de bem-estar, o desafio mais comum que ouço de mães que trabalham é que elas não têm tempo para si mesmas. Eles se destacam no trabalho e cuidam de tudo e de todos, exceto de si mesmos. Eles sabem que eles devemos reserve tempo para cuidar de si mesmo. Eu deveria meditar, eles dizem a si mesmos. Eu deveria dormir mais. Devo fazer exercícios regularmente. Devo parar de responder aos e-mails de trabalho depois das 19h. Devo, devo, devo.

Se você reconhece esse padrão de pensamento, você não está sozinho. As mulheres naturalmente se colocam em último lugar, e esse problema só foi exacerbado pela pandemia, que afetou excepcionalmente as mães que trabalham. Oprimidas enquanto tentam conciliar trabalho remoto, creche, educação em casa e outras responsabilidades domésticas, as mulheres estão sacrificando o autocuidado ainda mais do que o normal.

É importante entender que por trás da palavra devemos é uma mentalidade. A linguagem é importante. Devemos é uma palavra condicional, com uma implícita, mas não dita E se. Vou fazer algo bom para mim E se Eu faço todo o resto, E se Há tempo, E se nada mais surge. Quando usamos a palavra devo em vez disso, existe uma atitude diferente. Devo é um imperativo. Quando rotulamos algo como um deve fazer, significa que vamos fazer acontecer. A diferença não é apenas uma questão de trocar uma palavra por outra, mas sim mudar sua mentalidade.

Tornar o autocuidado uma ‘obrigação’ e não um ‘dever’

Quando os clientes me dizem que devemos fazer algo (especialmente os tipos de coisas que podem alimentar sua energia, moral e resiliência), eu os desafio a examinar o valor que colocam em certas atividades em comparação com outras. Nossos valores nos motivam e tendem a influenciar nossas atitudes e comportamento. Se o autocuidado não é tão valorizado quanto o trabalho e a família, então o autocuidado inevitavelmente cai no esquecimento.

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Tenho alguns clientes que falam sobre como eles devemos fazem todas as coisas que querem fazer, mas não as fazem de forma consistente, enquanto outros clientes dizem que devo incorporar o autocuidado em sua vida diária e realmente fazê-lo. A diferença entre eles se resume a uma coisa: sua mentalidade. E a mentalidade impulsiona o comportamento.

Quando, por exemplo, você tem um prazo para uma apresentação de vendas no trabalho, você o insere em seu calendário e o destaca. Você define lembretes para si mesmo. Você bloqueia uma tarde inteira para garantir que o trabalho seja feito. Quaisquer crenças limitantes sobre não ter tempo suficiente não serão válidas quando se trata de seus compromissos obrigatórios.

E se você priorizasse o autocuidado da mesma maneira? Quando adotamos um devo mentalidade para algo em nossa lista, torna-se inegociável. Estruturamos nossos dias em torno de nossas metas e atividades essenciais. Dizemos não a qualquer coisa que possa nos distrair ou nos deter. Se você aprender a abordar o cuidado de si mesmo com a mesma urgência e intenção com que atribui outras prioridades, de repente se verá criando tempo e espaço para as coisas que o alimentam e sustentam. Todos nós compartilhamos o mesmo número de horas durante o dia, mas algumas mães que trabalham reservam tempo para si mesmas e outras não. A única diferença é sua mentalidade.

Um antigo provérbio Zen diz para sentar em meditação por 20 minutos por dia, a menos que você esteja muito ocupado – então, sente-se por uma hora. O mesmo se aplica ao autocuidado. Se reservar um tempo para si mesmo parece impossível, isso é apenas um sinal de que você precisa ser criativo e descobrir como fazer isso acontecer. A outra sabedoria neste ditado é que o investimento que você faz em si mesmo mais do que se compensará. Você será mais eficiente e presente em suas outras responsabilidades. Você vai ganhar tempo no longo prazo.

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Expanda sua definição de autocuidado

Diminuímos o autocuidado pensando nisso de maneira muito restrita. Existem coisas óbvias como exercícios, uma dieta saudável e um bom sono. Mas também existem coisas não tão óbvias, como hobbies criativos, conectar-se com outras pessoas e sonhar acordado. Sim, sonhando acordado. Os pesquisadores só agora estão aprendendo a reconhecer que nosso cérebro precisa de um tempo de inatividade da mesma forma que nosso corpo precisa de nutrição.

Autocuidado é tudo o que ajuda você a reabastecer, reabastecer e reiniciar. Faça uma lista das coisas que lhe dão energia, esperança e otimismo. Comece a ver isso como deve e não deveria.

Também descartamos o autocuidado por considerá-lo indulgente consigo mesmo. Em vez disso, pense nisso como um investimento. Quando levamos nosso carro para a oficina para manutenção básica, mesmo quando não há nada de errado com ele, isso não é uma indulgência ou um acréscimo frívolo. É um investimento inteligente. Adote a mesma mentalidade quando se trata de manter seu corpo, mente e espírito.

Pequenos passos para uma mudança sustentável

Tornar o autocuidado uma parte regular da sua rotina é um hábito. Como acontece com qualquer hábito, a chave é começar pequeno e ser consistente. Comece com uma atividade que você deseja incorporar e se comprometer com ela. Seja estratégico. Escolha um horário do dia que seja melhor para você e sua programação. Talvez ir para a cama e acordar 30 minutos antes lhe dê uma meia hora tranquila de manhã para meditar ou fazer ioga. Ou talvez você possa adicionar algum tempo extra para sua pausa para o almoço. Seja qual for o horário que você escolher, é crucial bloqueá-lo em seu calendário. Seu autocuidado é tão importante, senão mais, do que qualquer outra coisa em sua programação.

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Planeje e prepare-se, assim como você faz com outras prioridades. Todos os domingos à noite, antes que o caos da semana me arrependa, analiso minha agenda e agendo tempo para exercícios e outras atividades de autocuidado. Eu aloco tempo para mim mesmo, assim como faria para uma reunião de negócios ou qualquer outra obrigação de alta prioridade. Eu trato o autocuidado como um devo e não um devemos.

Monitore seu progresso no autocuidado da mesma forma que faria com seus objetivos profissionais. Se o autocuidado continuar a falhar, examine sua agenda e veja para onde seu tempo está indo. Crie limites para você mesmo e recupere seu tempo.

A pandemia é um doloroso lembrete de que não somos tão resilientes como gostaríamos como indivíduos e como sociedade. Também nos lembrou que as tensões de uma crise são inevitavelmente graves para as mães que trabalham. Essa triste realidade significa que também cabe a você ser o seu melhor defensor, defender suas próprias necessidades da mesma forma que defende as dos outros. Porque o autocuidado envolve muito mais do que você mesmo. Quando cuidamos de nós mesmos, temos mais energia para dar ao mundo. Somos melhores pais, melhores cônjuges, melhores líderes, melhores cidadãos. Mais do que nunca, o mundo precisa de você para cuidar de sua própria chama.


Naz Beheshti é o autor de Pausa. Respirar. Escolha: Torne-se o CEO do seu bem-estar. Ela é uma treinadora executiva de bem-estar, palestrante, Forbes contribuidor, CEO e fundador da Prananaz, uma empresa de bem-estar corporativo que melhora a eficácia da liderança, o envolvimento e o bem-estar dos funcionários, a cultura da empresa e os resultados dos negócios. Ela mora na cidade de Nova York com o marido. Visite-a online em http://www.NazBeheshti.com.



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